sábado, 4 de julho de 2009

TGA -> Múltiplas Inteligências

A teoria das inteligências Múltiplas é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. Há vários tipos de inteligências: Lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésicas, interpessoal e intrapessoal. Os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos.
Inteligência Lingüística-Os componentes centrais da inteligência lingüística são sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.
Inteligência Musical-Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical.
Inteligência Lógico-matemática-É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los.
Inteligência espacial-É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial.
Inteligência Cinestésica- Esta inteligência se refere á habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.
Inteligência Interpessoal-Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade para anteceder e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Ela é mais bem apreciada a observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos.
Inteligência Intrapessoal-Esta inteligência é o correlativo interno da inteligência intrapessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais.
Todos os indivíduos, em princípios, têm a habilidade de questionar e procurar responder usando todas as inteligências. Todos os indivíduos possuem, como parte de sua bobagem genética, certas habilidades básicas em todas as inteligências. A linha de desenvolvimento de cada inteligência, no entanto, será determinada tanto por fatores genéticos e neurológicos quanto por condições ambientais. Cada uma destas inteligências tem sua forma própria de pensamento, ou de procedimento de informações, além de seu sistema simbólico. Estes sistemas simbólicos o contato entre os aspectos básicos da cognição e a variedade de papéis e funções culturais.
Referência: A teoria das inteligências múltiplas e suas implicações para Educação:
www.google.com: Maria Clara S. Salgado Gama, Doutora em Educação Especial pela Universidade de Colúmbia, Nova Iorque, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário